Gestão do Conhecimento

Acesse o endereço https://sbgc.org.br e saiba um pouco mais sobre a Gestão do Conhecimento.

 

A SBGC

Sociedade Brasileira de Gestão do Conhecimento Fundada em 2001, a SBGC – Sociedade Brasileira de Gestão do Conhecimento é uma “Organização da Sociedade Civil de Interesse Público” (OSCIP), cujo objetivo é estimular a Gestão do Conhecimento no Brasil. Dessa forma, a instituição sem fins lucrativos reúne profissionais e organizações em um grande fórum de discussão sobre os temas como: aprendizagem, colaboração, inovação, inteligência competitiva, capital intelectual, dentre outros de relevância para a Gestão do Conhecimento.

Pesquisadores como Ikujiro Nonaka (Japão), Tomas Davenport (EUA) e Karl Sveiby (Suécia) contribuíram com muitos dos conceitos que hoje são a base da Gestão do Conhecimento (Knowledge Management). O sistema ganhou grande impulso, a partir dos anos 90, com crescente importância do conhecimento como gerador de valor agregado a produtos, serviços e processos. Hoje, sua disseminação em empresas brasileiras é fundamental para o desenvolvimento e para a competitividade do País. Entre os benefícios das boas práticas de Gestão do Conhecimento estão: aumento da produtividade, lucratividade, desenvolvimento de competências individuais e organizacionais, melhoria de processos, solução de problemas e inovação.

Atualmente a SBGC conta com doze unidades regionais nos estados de São Paulo, Rio Grande do Sul, Bahia, Rio de Janeiro, Paraná, Minas Gerais, Goiás, Espírito Santo, Pernambuco, Santa Catarina, Pernambuco e no Distrito Federal. Entre as suas principais ações está a realização anual do Congresso Brasileiro de Gestão do Conhecimento (KM Brasil), o qual congrega os setores acadêmico, público, privado e terceiro setor em torno debates sobre diversos assuntos de interesse estratégico.

Até o momento, a SBGC conta com 26.000 membros cadastrados, desses mais de 5 mil são empresas nacionais.

 

 Gestão de conhecimento na Siemens
 [...]

A Siemens reconhece que o conhecimento é uma das suas maiores riquezas. Mais ainda, verbaliza enfaticamente o empenho na sua gestão e mobilização. O próprio CEO, Heinrich Von Pierer, afirma, “Nossa prioridade é gerenciar e colocar em rede o nosso conhecimento […], de forma a nos tornar ainda mais eficientes e a proporcionar maiores benefícios aos nossos clientes.”

E, de acordo com os princípios da Siemens, “Nossos colaboradores são a chave do nosso sucesso. Eles trabalham em conjunto, como uma rede global de conhecimento e aprendizado. Nossa cultura é definida pela diversidade, pelo diálogo aberto e respeito mútuo, bem como por objetivos claros e liderança eficaz.”
Gestão de conhecimento na Siemens
Enquanto empresa, a Siemens descreve a gestão do conhecimento como:
 

  1. o reconhecimento em todos os níveis da organização do valor do conhecimento para o sucesso dos negócios;
  2. a geração de um ambiente, onde todas as pessoas da organização se sintam motivadas para aprender, compartilhar e aplicar conhecimento;
  3. a utilização de processos que visem localizar, representar, transferir (reter), medir e evoluir de forma sistemática e organizada os conhecimentos estratégicos da organização;
  4. a disponibilização pela organização de ferramentas e práticas para dar suporte às acções descritas em (a), (b), (c).

Isto significa que, para Siemens, a gestão do conhecimento exige o comprimento sistemático dos seguintes requisitos:

  • valorização do capital intelectual (estrutura interna, externa e competências, conforme definido por Sveiby) como activo essencial da organização;
  • vínculo das iniciativas de GC à estratégia organizacional;
  • rastreio sistemático do resultado das iniciativas através de indicadores, não apenas financeiros;
  • liderança eficaz e comprometida com a partilha e a gestão do conhecimento;
  • motivação e comunicação das iniciativas a todos os níveis;
  • reconhecimento dos colaboradores em função da sua capacidade em partilhar conhecimento de forma adequada;
  • incentivo à produção de novas ideais, e à inovação em geral;
  • incentivo à protecção do capital intelectual da empresa (patentes);
  • uso de processos e ferramentas permitindo a optimização dos fluxos de informação na organização.
      

Acesse o artigo na íntegra: https://inovasim.wikispaces.com/SIEMENS

Tópico: Gestão do Conhecimento

3M publica livro com artigos de funcionários

Com foco na inovação da gestão do conhecimento e também no engajamento de seus colaboradores, a 3M do Brasil envolveu seus funcionários em um projeto inédito. Ao longo de 2008, todos foram estimulados a escrever artigos diversos, com uma única orientação: os temas deveriam ser relevantes para os negócios e objetivos da companhia. Neste ano, a empresa reuniu os textos, publicou o livro Oxigênio - que manteve o título inicial do projeto - e distribuiu exemplares para todo o time 3M do Brasil.

Somando 32 artigos, distribuídos em 118 páginas, Oxigênio foi dividido em seis seções, de acordo com os temas abordados - Clientes, Internet, Marketing, Vendas, Pessoas e Sustentabilidade. "Antes de seguirmos para a publicação, disponibilizamos os textos na intranet da 3M, tanto para disseminar o conhecimento quanto para estimular demais funcionários que ainda não haviam colocado sua criatividade em prática", afirma Luiz Serafim, gerente de marketing corporativo da 3M do Brasil.

Fonte: https://solutions.3m.com.br/wps/portal/3M/pt_BR/about-3M/information/more-info/press-room/release-archive/?PC_7_RJH9U5230GE3E02LECIE2008S3_assetId=1180609910719

Novo comentário